O Idealismo Transcendental Kantiano - por Leonor Martins

A problemática do conhecimento remonta à Antiga Grécia, porém é por volta do século XVI que começa a ganhar mais ênfase e a ser mais analisada por diversos filósofos. 
Surge, então, um filósofo a quem posteriormente é dado grande destaque devido à forma com procurou explicar e como alcançou o cerne desta questão, Immanuel Kant. 
Kant (1724 – 1804) foi um filósofo alemão que nasceu em Königberg, na Prússia Oriental. O seu pai era um artesão humilde de descendência escocesa. Teve uma educação baseada no luteranismo e estudou no Colégio Fridericianum e na Univerdade de Königberg, local onde posteriormente deu aulas enquanto professor catedrático. 
Aos 57 anos, Kant redigiu a sua maior obra de cariz crítico: A Crítica da Razão Pura. É nesta que se encontram os seus principais fundamentos à Teoria do Conhecimento, que se apresenta como Idealismo Transcendental. 
Kant é dos mais importantes filósofos da modernidade a abordar esta temática. A sua crítica é de tal forma importante que a revolução originada pela mesma chega a ser comparada com uma “Revolução Coperniciana”. 
Assim, neste trabalho pretende-se perceber a maneira como surgiu a gnosiologia em Kant, ou seja, quais as correntes que lhe permitiram desenvolver o seu pensamento em torno do conhecimento; e perceber ainda em que consiste o Idealismo Transcendental e expor o mesmo segundo os fundamentos de Kant, nomeadamente os limites dos juízos sintéticos a priori, a relação entre fenómeno e númeno e, ainda, as formas da sensibilidade e do entendimento. (...)
Este trabalho é, pois, essencial para a compreensão, não só da forma como as teorias do conhecimento se apresentam, mas também do conhecimento em Kant. Todos nos inquirimos relativamente à origem daquilo que conhecemos e da sua veracidade. Assim, neste trabalho pretende-se clarificar esta dúvida sob o ponto de vista de Kant, permitindo que o leitor se esclareça quanto a este assunto e possa argumentar sobre o mesmo sem cometer erros desenvolvendo a sua própria opinião em função dos fundamentos kantianos que lhe são apresentados.

Leonor Martins 11ºA 2017/18


LEITURA  INTEGRAL AQUI
(sem qualquer alteração ao texto)